sexta-feira, 8 de maio de 2009

As tais assistências técnicas

Tem uma empresa que me atende há anos, quando tenho problemas com os "brancos", isto é, máquina de lavar, de secar, de lavar louças, geladeira etc. Há cerca de um ano paguei um montão para que trocassem a moto-bomba (esse negócio de hífen ainda não está claro para mim) da minha máquina de lavar louças, que não estava soltando a água. Ficou mais ou menos. Até que, ultimamente, a máquina ficava tão cheia de água que quase vazava. Liguei. E
e bom dar os nomes aos bois: Assistência Técnica Brastemp Breves. Por telefone mesmo, o técnico, quase íntimo, me falou:
- Ah, vai ter de trocar de novo. Fica em R$ 428,00.
Só faltou me dar os centavos... orçamento corretíssimo, sem exame. É muito caro, retruquei, pensando na minha mísera aposentadoria, que é três vezes isso.
- Ah (sempre o Ah! no início da frase), é que as peças são caras, muito caras.
Muito bem, e eu eu comprar a tal de moto-bomba?
- Ah, então a minha mão de obra fica em R$ 120,00 para a colocação.
Chamei uma outra assistência técnica. Veio, abriu, olhou, ligou, desligou umas três vezes e declarou:
- Precisa trocar a moto-bomba. Fica em R$ 485,00.
Despachei e voei para a loja que vende a peça. Uma moto-bomba custa R$ 263,00. Bom. Mas, muito atenciosa, a moça que me atendeu (e é bom dar os nomes: Rosângela, Pinheiros Distribuidora de Peças, rua Pinheiros, 364, fone 3064.8886) me colocou, no orçamento, todas as pecinhas complementares, tipo caxeta, relê, alojamento, protetor. Tudo como se fosse grego. E eu lá sei se precisaria disso tudo, que, no total, somava R$ 421,71? (agora com centavos...) Perguntei: e como é que alguém me cobra 428 e outro 485?
Eles usam peças recauchutadas, disse Rosângela.
Voltei pra casa com o orçamento em mãos. Chamei, pela primeira vez, o Porto Seguro/casa/brancos. O técnico veio, abriu, fechou, pediu um balde, ligou, desligou, desconectou a mangueira, cortou-a e me chamou: veja: estava entupida.
Então vou comprar outra mangueira.
Não, não precisa. Tem um isqueiro?
Amoleceu o plástico, colocou de volta a válvula e o problema estava resolvido. Dei-lhe um café, agradeci sobremaneira e passei o resto do dia de mau humor por já ter gasto tanto com essa gente que só pensa em nos enganar.
Recomendo: seguro de carro, só com a Porto Seguro.

Um comentário: