domingo, 8 de março de 2009

O quê?

"Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, hein?!"
O que as pessoas, homens e mulheres, que assim cumprimentam a nós, querem dizer com isso? Para não parecer tão grossa e tão mal educada, dou um meio sorriso amarelo e agradeço baixinho, o mais baixo possível. Chego quase a baixar a cabeça e sair de mansinho, ocultando a minha vergonha.
Outras, pelo contrário, comemoram o dia com efusão. Conheço uma, em especial, que só falta pular de contentamente batendo palminhas de tanta felicidade! Isso ela não faz, mas presenteia a todas as conhecidas com bombons, balas, flores, bolos, pudins, manda bilhetes por e.mail, cumprimentos com cartões, enche a mesa do escritório com guloseimas as mais variadas e vai distribuindo durante todo o dia 8 de março de cada ano. Enfim, é um dia, para ela, em que se sente plenamente feliz, só por ser mulher.
Bem, eu me sinto feliz por ser mulher todos os dias. Mas o 8 de março, para mim, não é uma data de comemoração. Como explicar isso para tantas felicidades que encontro por aí?
Dá vontade de perguntar: você está me dando parabéns por 147 mulheres operárias norte-americanas que morreram queimadas um incêndio criminoso? Ou porque nessa data as operárias russas deflagaram uma greve geral que precipitou a revolução naquele país? Ou simplesmente porque a ONU instituiu esse dia como sendo o Internacional da Mulher?
E então complementar: o que você, mulher, está fazendo para enfrentar as desigualdades de gênero nas mais distintas áreas, principalmente no Brasil? O que você está fazendo para construir uma sociedade mais justa, que não precisasse de delegacias especiais para mulheres, tamanha a violência que sofremos em praticamente todos os aspectos, mas, principalmente, dentro de nossas próprias casas? O que você está fazendo para educar o seu filho sem lhe passar as manhas do machismo, a maioria das vezes arraigada em você mesma, que nem sequer se dá conta disso?
E você ainda quer comemorar?
O quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário