sexta-feira, 20 de março de 2009

A velha foto

Quando é que a gente descobre que envelheceu, que o corpo já não mais obedece aos variados comandos que recebe? Pior ainda: reclama, o corpo reclama, silenciosamente, mas é infernal, porque não para. Parece mamãe, que fala sem parar, reclamando de tudo. Mas o corpo é o meu - não o dela que, aliás, diz, também reclama muito.
São as dores, as famosas dores do envelhecimento, como as manchas que vão aparecendo e cobrindo mãos, costas, pernas. Manchas escuras, claras, às vezes avermelhadas ou roxas, de pancadas.
Aí a gente olha aquela foto e não acredita na imensa mudança processada. Hoje eu sei muito mais do que sabia, naquela ocasião. Tenho muito mais experiência de vida, em todos os seus aspectos. Mas, na essência, me sinto a mesma. A foto diz a mim: nananina não! Não é mesmo. De que adianta ter as mesmas sensações, emoções, angústias, alegrias daquele passado que foi ontem e já não aguentar dois dias de faxina? Ou um chopp - um simples chopp - a mais?
Leio tudo sobre esse negócio de terceira idade, melhor idade, quarta idade. O povo vai inventando nomes mas a realidade é uma só: envelhecemos. Quase todos dizem a mesma coisa: é preciso aceitar as limitações impostas pela idade. E, aos poucos, ir mudando hábitos e costumes de então.
Tá. Parece fácil. Tente. Porque eu já conclui: envelhecer é uma merda.

4 comentários:

  1. Você ainda é jovem demais para tanto drama. Parece que gosta de dizer que está envelhecendo, caducando. Mas no final acha uma merda. Então pare com isso, se for envelhecer, vá com gosto, ou então viva bem sua vida por quê tem uma saúde exemplar. Amo você.

    ResponderExcluir
  2. Nem posso te contrariar, pois voce mesma ja admitiu que esta velha. Nao sei de onde voce tirou essa ideia, mas de qualquer maneira, isso deve ser coisa de velhos. Sera que foram so as manchas que apareceram, ou sera que os pes de galinhas vieram com elas?
    Eu com meus 36 sofro mais do que uma velha. voce. Minhas dores nas costas e cabeca sao insuportaveis. Sou cega, mais cega do que as que dizem ser velhas. Sera que e a velhice que realmente traz dores e mudancas?
    Lembre-se: A velhice tira as dores. Voce ja pensou nisso? Colicas, aquelas malditas, vao embora com a velhice :) Que coisa boa. Tente ver o lado bom de ser velha, quem sabe as dores somem.

    ResponderExcluir
  3. Estou logo atrás de você, realmente os anos vividos nos dão coisas boas com uma mão, mas tiram algumas com a outra. Única tristeza que sinto pegar fundo com a passagem dos anos, é a perda das poucas pessoas que eu tinha e amava. Há dias, horas, momentos que me sinto "sózinha" no planeta.
    Contra as limitações, vou tentado defender-me como posso. Ginastica para o corpo não travar, exercicios para a mente (morro de medo do Alzhaeimer, corretivos para as olheiras, baton e blush para não me assustar no espelho a todo instante e não assustar quem me vê.
    Contra o resto melhor não pensar.
    beijos
    Miriam

    ResponderExcluir
  4. No meu círculo de 30 anos todo mundo também está reclamando, porque ao invés de 3 garrafas de vinho, a gente não consegue mais terminar uma e andar em linha reta. Ou seja, é tudo relativo. Vide Hebe, Dercy e congênres.

    ResponderExcluir